Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

" 'Reinações de Narizinho' é meu livro mais querido do coração e o mais rentável." (Monteiro Lobato)

Revista de Curiosidades


Venha junto com a Narizinho passear pela nossa revista de curiosidades e variedades!
Gratidão, Miguel Rodrigues, por esta linda imagem!

________________________________


Para abrir nossa revista nada melhor do que algumas citações do genial


_________________________________


Assista ao filme O SACI, de 1951

  

_________________________________________



Assista ao filme O PICAPAU AMARELO, de 1974



____________________________________________




Assista AQUI à reportagem de Janeiro de 1981 sobre a troca dos intérpretes de Narizinho e Pedrinho, com Daniele sendo creditada como "Cristina Rodrigues" (seu nome completo é 
Daniele Cristina Yanes Rodrigues).

__________________________________________



Vejam essa Narizinho digital/virtual inspirada no visual da Lara Rodrigues em 2001!


Um belo trabalho de Cleiton Galdino! 
Vale a pena conferir! 

____________________________________________

O QUARTO DA NARIZINHO
mudou (e muito!) ao longo dos anos!

1977





No começo, o quarto da Narizinho era bem simples. Móveis antigos e escuros, assim como a cama da menina e a cômoda com bacia, jarra d'água e um espelho grande e quadrado. O chão bem rústico com um pequeno tapete amarelo. A caminha da Emília junto à janela, entre as duas estantes de brinquedos. Alguns quadros infantis nas paredes, pintadas de cor clara.


1980


Não há grandes mudanças no quarto, mas Narizinho tornou-se adolescente e sendo assim os quadros infantis deram lugar a uma foto de Milton Nascimento, cantor preferido da jovem.


1981





Narizinho voltou a ser criança e assim, sai Milton Nascimento e voltam os brinquedos e enfeites. Um gato azul surge na cama da menina. Fora isso não há grandes mudanças no quarto.


1982





Agora sim, mudanças bem consideráveis! Parece até outro quarto. Um papel de parede cor de creme com tema floral surge nas paredes. Surge um guarda-roupa e uma samambaia. O quarto está cheio de bonecas e outros brinquedos e enfeites pendurados nas paredes, na estante, na nova mesinha da menina e também na nova penteadeira, mais moderna, e com três espelhos redondos. A cama (morada do nosso já conhecido gato azul), também é outra, mais trabalhada. O chão também está diferente, com um tapete bem maior que os anteriores.  A cortina da cama da Emília agora é rendada e a colcha de Narizinho é rosa e mais sofisticada. Resumindo: Narizinho ganha, no ano do centenário de Monteiro Lobato, o quarto de uma verdadeira princesinha!


1983







A cama muda novamente e as flores do papel de parede ganham um tom mais forte de amarelo. No mais, não há outras mudanças perceptíveis no quarto de Narizinho. Até a colcha rosa continua a mesma e nas duas primeiras fotos vemos parcialmente o famoso gato azul.

_______________________________________


NARIZINHO CENTENÁRIA!


O primeiro livro infantil de Monteiro Lobato,  A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO, completou 100 anos de publicação em janeiro de 2020. Anos mais tarde ele se transformaria no clássico REINAÇÕES DE NARIZINHO, lançado em 1931.

Por falar nisso... Você já parou pra pensar que o Sítio está nas vidas das crianças há um século?
Depois deste primeiro lançamento em 1920, Lobato publicou um livro atrás do outro pelas décadas seguintes. E a partir da década de 50 o Sítio passou a estar sempre presente no dia-a-dia da criançada, sem faltar uma década sequer!

VEJAMOS:

ANOS 50: Sítio no cinema e na TV Tupi SP e RJ.
ANOS 60: Sítio nas TVs Tupi, Cultura e Bandeirantes.
ANOS 70: Sítio no cinema e na Rede Globo e TVE.
ANOS 80 : Sítio na Rede Globo (reprises na TVE).
ANOS 90: Reprises na TVE/Cultura e na Rede Globo (no TV Colosso).
ANOS 2000: Sítio na Rede Globo (nova versão).
ANOS 2010: Sítio em desenho animado na Rede Globo e canais por assinatura da emissora.
ANOS 2020: Sítio no SBT (Câmera escondida) e em breve, em streaming.

Isso fora os especiais, musicais, espetáculos teatrais e versões para youtube!
E não nos esqueçamos dos gibis!

Há um século as crianças leem o Sítio.
Há 70 anos as crianças veem o Sítio.

Monteiro Lobato encantando as crianças de geração em geração!

______________________________


GIBIS DO SÍTIO

Anos 70 e 80:























Anos 2000:

















Anos 2010 (desenho): 





Turma da Mônica:



_________________________________


IRMÃOS DE ALMA

Daniele Rodrigues e Marcello Patelli em As Caçadas de Pedrinho (1981), Reinações de Narizinho (1982) e no reencontro na casa do sítio em 2016 no Domingo Show.



Para muitos, parecia impossível surgir uma dupla de Narizinho e Pedrinho que fosse capaz de superar, ou mesmo se igualar, à primeira dupla, Rosana Garcia e Júlio César em matéria de química, entrosamento, afinidade e amizade.
Mas aí, vieram Dani e Marcello, que desde os testes para os personagens, com todas as etapas eliminatórias, até a tão sonhada vitória, mostraram terem sido feitos "um para o outro"!
Até hoje, sempre que se reencontram (mesmo que passem anos sem se ver) é sempre a mesma emoção, o mesmo carinho de irmãos!
Por curiosidade, vejamos algumas "coincidências" entre eles.

MESMO SIGNO



Marcello nasceu em 14 de junho de 1968 e Daniele em 19 de junho de 1971. Ambos são do signo de Gêmeos e do mesmo decanato!

"ESTRANGEIROS" NO RIO



Embora Daniele já morasse no Rio de Janeiro havia dois anos quando foi escolhida para ser a nova Narizinho, ela é natural de Curitiba-PR. Já Marcello, é natural de Campinas-SP (cidade para a qual Dani veio a se mudar anos mais tarde). Ele só se mudou para a cidade maravilhosa em 1981, para viver o Pedrinho.

NOMES COMPRIDOS



Daniele Cristina Yanes Rodrigues e Marcello José Reina Patelli têm, ambos, dois nomes e dois sobrenomes! Não é por acaso que já mudaram de assinatura várias vezes, principalmente a Dani, que seguiu a carreira artística.

Veja mais sobre esse encontro e os demais atores que estiveram presentes na seção FOTOS DE MOMENTOS ESPECIAIS aqui neste blog-site. 
E assista ao vídeo completo aqui.

_________________________________


DISCOS (ÁLBUNS) DO SÍTIO


REDE GLOBO:

1977


1979


1982



1983


1984


2001


2005


2006



OUTROS:





___________________________


SÍTIO EM ANIMAÇÃO


Foi ao ar pela Rede Globo, em três temporadas  (entre janeiro de 2012 e setembro de 2016) uma versão animada do Sítio do Picapau Amarelo.
A voz da Narizinho foi dublada em 2012 por 
Larissa Manuela e nas demais temporadas 
por Luiza Telles Rosa. 

Assista aqui.
________________________________

Em 1982 foi lançada a "Sandalinha da Narizinho", com propagandas em toda a  imprensa, estrelando a Narizinho (Daniele Rodrigues) juntamente com todo elenco. 





Pois é, antes da "Melissinha Transparentinha" e da "Dançalinha da Xuxa", a sandália que as menininhas pediam de aniversário e Natal era a da Narizinho!



________________________________


NOVA PÁGINA DO SÍTIO CLÁSSICO NO FACEBOOK

clique aqui para acessar a página!



Bem-vindos à nossa página do maravilhoso Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato e Geraldo Casé! O Sítio Clássico!
Com todo respeito que temos a todas as demais versões do Sítio, aqui homenageamos a primeira e mais famosa versão da Rede Globo de Televisão.
Muitas crianças de várias gerações assistiram, por quase nove anos, a essa obra de arte dirigida pelo saudoso Geraldo Casé e inspirada na obra do grande Monteiro Lobato. Tanto aqueles que tinham doze anos de idade em 1977 como aqueles que tinham dois em 1986 assistiram ao programa e colaboraram para seu imenso sucesso.
O SÍTIO CLÁSSICO teve três fases, ditadas pelas duplas de crianças.
PRIMEIRA FASE (Campestre), de 1977 a 1980: Pedrinho e Narizinho usavam roupas simples, casuais e ao estilo do campo, ela com vestidos de chita estampados ou xadrezes e também jardineiras e aventais, sandálias de couro e cabelos cacheados cortados a joãozinho; ele com bermudas até o joelho, camisas por cima da bermuda e botinas rústicas, cabelos meio crescidos e geralmente desgrenhados, estilo meio rebelde.
SEGUNDA FASE (Lobatiana), de 1981 a 1984: Pedrinho e Narizinho usavam roupas mais elaboradas, embora ainda com estilo do campo, mas idênticas às descrições e ilustrações dos livros de Lobato, ela com vestidinhos curtos e armados de algodão ou cetim estampados ou lisos e também jardineiras, sapatos-boneca ou sandálias mas sempre com meia branca curta, cabelos longos lisos sempre com laços de fitas ou presilhas e variados penteados como tranças e marias-chiquinhas; ele com bermudas mais curtas e presas por suspensórios, camisas lisas ou xadrezes ajeitadas sempre para dentro das calças e botinas, cabelos sempre penteados.
TERCEIRA FASE (Moderna) de 1985 a 1986: Pedrinho e Narizinho usavam roupas que estavam na moda nos anos 80 como as crianças da época, ela com shorts, calças compridas e mini-saias, camisetas e blusinhas de malha ou moletom e tênis, cabelo repicado à moda da época; e ele também de shorts, camisetas e tênis com um corte de cabelo estilo anos 80.
Seja qual for a fase que você assistiu, ela faz parte dessa mesma versão, a mais longa da história da Rede Globo.
Aqui você verá fotos, artigos e vídeos sobre esse Sítio mágico e inesquecível!
Sinta-se em casa e chame os parentes e amigos para também fazerem parte dessa linda e enorme família sitiante!


______________________________________





Neste ano de 2017 o livro Reinações de Narizinho está completando 86 anos e aqui está um artigo muito interessante sobre a grande importância desta clássica obra de Monteiro Lobato para a literatura brasileira!






_________________________

Um lançamento muito especial!


Em 2010 a Globo Marcas está lançou um episódio "raro" e muito esperado: "Reinações de Narizinho", de 1982. Essa notícia maravilhosa não podia faltar aqui nesse site que é xará do episódio e do clássico livro de Monteiro Lobato! Lembro desse episódio como se fosse hoje! Foi muito mágico, é muito bom revê-lo sempre que eu quero, e quantas vezes eu quiser. O elenco era perfeito:

Narizinho: Daniele Rodrigues.
Emília: Reny de Oliveira.
Pedrinho: Marcelo José.
Visconde: André Valli.
Dona Benta: Zilka Sallaberry.
Tia Nastácia: Jacyra Sampaio.
Tio Barnabé: Samuel dos Santos.
Zé Carneiro: Tonico Pereira.
Garnizé: Canarinho.
João Perfeito: Ivan Senna.
Cuca: Catarina Abdalla.
Saci Pererê: Romeu Evaristo.
Saci Tric: Genivaldo dos Santos.
(e grande elenco...)

________________________________

Sabem quem é essa pianista?


Observem agora essa outra foto dessa mesma mulher:



Vocês devem estar se perguntando o que ela tem a ver com este site... Pois bem, ela tem TUDO a ver com este site e com a Narizinho, porque na verdade ela é a Narizinho! Explicando melhor: Essa moça das duas fotos é a pianista Guiomar Novaes. Quando criança ela (ou, de acordo com outra fonte, seu professor de piano) era vizinha de Monteiro Lobato e foi inspirado nela que ele criou a personagem Lúcia do Narizinho Arrebitado. E ela tem um nariz arrebitado mesmo!

Abaixo, uma foto de Guiomar menina, por volta de seus sete anos, quando inspirou Lobato:




Agora uma foto da pianista (falecida em 1979) já idosa:




___________________________________

OBRA DE MONTEIRO LOBATO
COLEÇÃO INFANTIL
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO





_________________________________



Algumas "coincidências" entre as Narizinhos 
da Rede Globo:

- Os nomes da primeira e da última atrizes a interpretar a Narizinho na emissora começam com a letra R (Rosana Garcia e Raquel de Queiróz).


Lara Rodrigues e Daniele Rodrigues

- A Narizinho que entrou para o Sítio em 1981 e a que entrou exatamente 20 anos depois, em 2001 têm o mesmo sobrenome (Daniele Rodrigues e Lara Rodrigues). FOTO ACIMA.
- A primeira e a terceira Narizinhos da primeira versão, Rosana Garcia e Izabella Bicalho, fazem aniversário em outubro e são do signo de Libra (dia 06 é Izabella quem faz anos e dia 10 é a vez de Rosana).
- A segunda Narizinho da primeira versão e a segunda da segunda versão têm nomes terminando com a letra E (Daniele e Caroline).
- Outra coincidência entre Daniele e Caroline é que elas foram as Narizinhos mais novinhas: foram as únicas a entrar para o Sítio com a idade de 9 anos, ficando até os 11.
- Três Narizinhos consecutivas foram creditadas na abertura do programa com seus nomes tendo a mesma terminação (DaniELA, IsabELA e GabriELA).
- A primeira Narizinho, Rosana Garcia, tem uma irmã mais nova chamada Isabela. Três anos depois de sua saída o Sítio ganhou uma Narizinho com este nome (Izabella Bicalho, creditada como Isabela, assim, com S e um só L). A terceira Narizinho, justamente Izabella Bicalho tem uma irmã mais nova chamada Gabriela. Já no ano seguinte à sua saída, o Sítio ganhou uma Narizinho com este nome: Gabriela Senra.


Amanda Diniz e Izabella Bicalho

- A terceira Narizinho da primeira versão e a terceira da segunda versão têm nomes começados com vogais: Izabella e Amanda. FOTO ACIMA.
- A primeira e a última Narizinhos da segunda versão são as únicas a ter nomes com duas sílabas: Lara e Raquel.
- As duas primeiras Narizinhos da Globo, Rosana Garcia e Daniele Rodrigues, foram mães de meninas com apenas 17 anos e tiveram, cada uma, um casal de filhos. 

________________________________


O Rei da música brasileira visita o Sítio!


No Natal de 1979, a turma do Sítio recebeu uma visita muito especial: o Rei, Roberto Carlos! Era o especial de Natal do cantor, que ocorre todos os anos em dezembro.

_______________________________


O que essas fotos tem em comum além do fato dessas duas meninas terem interpretado a Narizinho do Sítio nos anos 80, na Rede Globo?

Izabella Bicalho em 1982 e Daniele Rodrigues em 1983.

Respondendo: Ambas as fotos são de filmes dos Trapalhões. 


Em julho de 1982, enquanto Daniele Rodrigues podia ser vista na telinha da Globo como a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo no episódio "Pinóquio", Izabella Bicalho (que na época nem imaginava que um dia viria a se tornar a Narizinho), podia ser vista no cinema, no filme que estava em cartaz naquelas férias: "Os Vagabundos Trapalhões" (foto acima, com Renato Aragão e Fábio Vila Verde). 



Exatamente um ano depois, a história se inverteu: Izabella era a Narizinho do Sítio em 1983 e Daniele estava em cartaz nos cinemas com o filme "O Cangaceiro Trapalhão" (foto acima com Renato Aragão e Regina Duarte). Na verdade em julho de 1983 Daniele podia ser vista tanto nas telonas como nas telinhas porque naquele ano, durante as férias, a Globo apresentou, em versões compactadas, reprises de episódios dos anos anteriores do Sítio e dois deles foram com Dani no papel de Narizinho ("Rapunzel" de 1981 e "Aí Vem Tom Mix", de 1982). 

Outra curiosidade aqui é que Izabella é quem iria interpretar a menina Expedita no filme "O Cangaceiro Trapalhão". Ela já se estava se preparando para iniciar as filmagens naquele janeiro de 1983, quando a saída inesperada de Dani do Sítio e o convite da Globo para substituí-la como Narizinho fizeram-na mudar de planos. Renato Aragão se viu numa saia justa e então teve a ideia de convidar justamente a Dani para o papel que seria de Izabella, o de filha do Capitão (referência a Lampião), interpretado por Nelson Xavier, com Maria Bonita (interpretada por Tânia Alves). Como ainda ficaria no Rio durante as férias, antes de se mudar para SP, Daniele teve tempo de gravar o filme, que teve algumas cenas filmadas em Quixadá, no Ceará, onde fica a montanha em forma de galinha choca que aparece na foto.

_________________________________

Edições antigas e novas do livro Reinações de Narizinho:

Bem parecida com a Daniele na capa do DVD lá no alto desta página, né? Acho que essa ilustração antiga lembra bastante a Dani: o formato de rosto e de nariz, a cor corada, as sombrancelhas fartas, a boca, os laços no cabelo...

Abaixo, outras capas e ilustrações de "Reinações de Narizinho" para os livros:



























______________________________________

Cor de jambo...


Como todos sabem, duas das características descritas no livro "Reinações de Narizinho" são as seguintes: ela tem sete anos e é "morena como o jambo". Pela foto da pianista que inspirou Monteiro Lobato na criação da Narizinho vemos a que "cor-de-jambo" ele se referia! No sudeste este é o jambo mais popular (foto aqui logo acima). Ele é amarelo-rosado. Mas atualmente o termo "cor-de-jambo" foi totalmente deturpado e vem sendo cada vez mais frequentemente usado como sinônimo de mulato. Recentemente fiz um texto sobre este assunto no meu blog "Aqui pra Nós..." e cito a personagem Narizinho como exemplo. Aqui está o texto.

___________________________________

ELENCOS COMPLETOS


Pedindo licença à menina do Narizinho arrebitado, falaremos também dos demais personagens e dos atores que deram vida a eles, começando pelas duas versões do Sítio realizadas pela Rede Globo e em seguida as versões das outras emissoras (Tupi, Cultura, Bandeirantes e SBT).


REDE GLOBO (1977-1986/2001-2007):

NARIZINHO
Versão Clássica: Rosana Garcia (1977 a 1980), Daniele Rodrigues (1981 e 1982), Izabella Bicalho (1983 e 1984), Gabriela Senra (1985 e 1986).
Nova versão: Lara Rodrigues (2001 a 2004), Caroline Molinari (2004 e 2005), Amanda Diniz (2006), Raquel de Queiróz (2007).

DONA BENTA
Versão Clássica: Zilka Sallaberry
Nova Versão: Nicete Bruno (2001 a 2004), Suely Franco (2005 e 2006), Bete Mendes (2007).

TIA NASTÁCIA
Versão Clássica: Jacyra Sampaio
Nova Versão: Dhu Moraes (2001 a 2006), Rosa Marya Colin (2007)

PEDRINHO
Versão Clássica: Júlio César (1977 a 1980), Marcelo José Patelli (1981 a 1984), Daniel Lobo (1985 e 1986)
Nova Versão: César Cardadeiro (2001 a 2004), João Vitor da Silva (2004 e 2005), Rodolfo Valente (2006), Vitor Mayer (2007)

EMÍLIA
Versão Clássica: Dirce Migliaccio (1977), Reny de Oliveira (1978 a 1982), Suzana Abranches (1983 a 1986)
Nova Versão: Isabelle Drumond (2001 a 2006), Tatyane Fontinhas Goulart (2007)

VISCONDE DE SABUGOSA
Versão Clássica: André Valli
Nova Versão: Cândido Damm (2001 a 2004), Aramis Trindade (2005 e 2006), Kiko Mascarenhas (2007)

TIO BARNABÉ
Versão Clássica: Samuel dos Santos
Nova Versão: João Acaiabe (2001 a 2006), Gésio Amadeu (2007)

RABICÓ
Versão Clássica: Chaguinha
Nova Versão: Aline Mendonça (2001 a 2006), Ricardo Tostes (2007)

SACI PERERÊ
Versão Clássica: Romeu Evaristo
Nova Versão: Izak Dahora (2001 a 2006), Fabrício Boliveira (2007)

CUCA
Versão Clássica: Dorinha Duval (1977), Stella Freitas (1978 a 1980), Catarina Abdalla (1981 a 1984), Rosana Israel (1985 e 1986)
Nova Versão: Jacira Santos (2001 a 2006), Solange Couto (2007)

NA VERSÃO CLÁSSICA HAVIA UM TRIO CÔMICO FORMADO PELOS EMPREGADOS DE DONA BENTA QUE MORAVAM NO CELEIRO. ELES SE DESTACARAM TANTO QUE MERECEM SEREM CITADOS AQUI:

ZÉ CARNEIRO - Tonico Pereira
No ar de 1977 ao primeiro semestre de 1983 quando saiu do programa sendo substituido pelo personagem Zé do Pombo do ator Silveirinha, que por sua vez só ficou alguns meses no ar).

GARNIZÉ - Canarinho
No começo chamado de Pedro Malazarte ele fazia apenas participações no programa. Fico fixo em 1978, saindo no ano seguinte para voltar no último episódio de 1980, ficando até 1984.

JOÃO PERFEITO - Ivan Senna
No ar de 1980 a 1984, ele chegou pra substituir Garnizé no celeiro quando este saiu. Mas continuou no programa, mesmo depois da volta deste formando a partir do final de 1980 o trio cômico inesquecível do Sítio.

E AINDA HAVIA UM OUTRO SACI...

SACI TRIC - Genivaldo dos Santos
Contratado pra ser o Saci Pererê no começo do programa por ter uma perna só, ele sentiu dificuldades pra decorar o texto. Assim foi chamado o ator Romeu Evaristo para dar vida ao personagem e Genivaldo o dublava nas cenas em que o Saci aparecia de longe. Em 1980 ele ganhou o personagem "Saci Tric" e ficou no ar até o final do programa.

TV TUPI (SP) (1952-1963):

NARIZINHO
Lídia Rosemberg (1952 e 1953), Edy Cerri (1954 a 1963).

DONA BENTA
Sidnéia Rossi (1952 e 1953), Suzy Arruda (1954 a 1957), Leonor Lambertini (1958 a 1963)

TIA NASTÁCIA
Benedita Rodrigues

PEDRINHO
Sérgio Rosemberg (1952 e 1953), Julinho Simoões (1954), David José (1955 a 1963)

EMÍLIA
Lúcia Lambertini

VISCONDE DE SABUGOSA
Rúbens Molino (1952 a 1957), Luciano Maurício (1958 a 1963)


RABICÓ    
Júlio Silva (1952 a 1957), Ricardo Gouveia (1958 a 1963).

DR. CARAMUJO
Paulo Basco

TV TUPI (RJ) (1955-1956):

NARIZINHO
Leny Vieira

DONA BENTA
Iná Malagutti (1955), Wanda A. Hammel (1956)

TIA NASTÁCIA
Zeni Pereira

PEDRINHO
André José Adler

VISCONDE DE SABUGOSA
Elísio de Albuquerque

RABICÓ
Hernê Rebon

DR CARAMUJO
Daniel Filho

TV CULTURA (1964-1965):

NARIZINHO
Edy Cerri

DONA BENTA
Leonor Lambertini

TIA NASTSÁCIA
Zeni Pereira

PEDRINHO
Haylton Faria

EMÍLIA
Lúcia Lambertini

VISCONDE DE SABUGOSA
Roberto Orosco

RABICÓ
Ricardo Gouveia

DR CARAMUJO
Paulo Basco

REDE BANDEIRANTES (1967-1969):

NARIZINHO
Silvinha Lanes

DONA BENTA
Leonor Lambertini

TIA NASTÁCIA
Isaura Bruno

PEDRINHO
Adriano Stuart

EMÍLIA
Zodja Pereira

VISCONDE DE SABUGOSA
Ewerton de Castro

SBT (2021-ATUTALMENTE 2023)

NARIZINHO
Marianna Santos

DONA BENTA
Patricia Mayo

TIA NASTÁCIA
Bibba Chuqui

PEDRINHO
Felipe Lago

EMÍLIA
Débora Gomez

VISCODE DE SABUGOSA
Hugo Carvalho

RABICÓ
Adilson de Carvalho

__________________________________________